Para Salvat (2003), a conectividade é um dos dez aspectos que caracteriza
a geração digital.
Castello (2004), considera a conectividade autodirigida, definindo-a como
“a capacidade que qualquer pessoa tem para encontrar o seu próprio destino na Rede,
e se não, o encontrar, para criar e publicar a sua própria informação,
suscitando assim a criação de uma nova rede”(p.79).
Siemens(2005 in Carvalho, 2007) considera a conectividade uma teoria de
aprendizagem para a era digital, defendendo que, as teorias de
aprendizagem(behaviorismo, cognitivismo e construtivismo) não têm em
consideração as tecnologias e o seu impacto, o que para Carvalho(2007) é
insustentável mas, reconhece a importância da conectividade na era digital.
Na ótica de Driscoll(2000) a aprendizagem é uma é uma mudança persistente
no desempenho humano ou potencial de desempenho que deve ser o resultado da
experiência do aluno e interacção do Mundo(pág. 11, cit. Por Siemens, 2005).
O conectivismo considera sete princípios.
Bibliografia
Carvalho,
A. (2008). Os LMS no apoio ao ensino presencial: dos conteúdos às interações.Revista Portuguesa de Pedagogia, 42 (2), 101-122.
Nenhum comentário:
Postar um comentário