sábado, 18 de maio de 2013

Conectivismo


Para Salvat (2003), a conectividade é um dos dez aspectos que caracteriza a geração digital.
Castello (2004), considera a conectividade autodirigida, definindo-a como “a capacidade que qualquer pessoa tem para encontrar o seu próprio destino na Rede, e se não, o encontrar, para criar e publicar a sua própria informação, suscitando assim a criação de uma nova rede”(p.79).
Siemens(2005 in Carvalho, 2007) considera a conectividade uma teoria de aprendizagem para a era digital, defendendo que, as teorias de aprendizagem(behaviorismo, cognitivismo e construtivismo) não têm em consideração as tecnologias e o seu impacto, o que para Carvalho(2007) é insustentável mas, reconhece a importância da conectividade na era digital.
Na ótica de Driscoll(2000) a aprendizagem é uma é uma mudança persistente no desempenho humano ou potencial de desempenho que deve ser o resultado da experiência do aluno e interacção do Mundo(pág. 11, cit. Por Siemens, 2005).
O conectivismo considera sete princípios.




Bibliografia
Carvalho, A. (2008). Os LMS no apoio ao ensino presencial: dos conteúdos às interações.Revista Portuguesa de Pedagogia, 42 (2), 101-122.

Nenhum comentário:

Postar um comentário