sábado, 18 de maio de 2013

Comunidade de Aprendizagem Online


Para que todos os meus seguidores do blog fiquem mais sábios nesta área, deixo aqui o meu contributo sobre o que são Comunidades de Aprendizagem Online.
De acordo com Carvalho e Gomes (2012), “Uma comunidade insere-se numa abordagem socio-construtivista, centrando-se na aprendizagem ativa e colaborativa dos seus membros. Promove-se a autonomia, a iniciativa, o questionamento e o pensamento crítico.” (p.124).
As comunidades de aprendizagem online não precisam de um espaço físico, mas sim de um espaço na internet, e de acordo com Palloff & Pratt (2002) as comunidades de aprendizagem online unem pessoas com os mesmos interesses e os mesmos objetivos (cit. por Carvalho e Gomes, 2012, p.121).
Para que esta aprendizagem online se concretize, tem que haver a presença social, cognitiva e docente que devem interagir entre si (Garrison & Vaughan, 2008, cit. por Carvalho & Gomes, 2012).
Este tipo de aprendizagem pode desenvolver-se de forma formal ou informal.
Uma comunidade em contexto formal pode desenvolver-se por exemplo num curso de educação à distância onde não há necessidade de aulas presenciais.
De forma a organizar uma comunidade online, os formandos têm como primeiro trabalho a criação de uma descrição pessoal, onde podem relatar algumas das ideologias que defendem. Esta primeira abordagem é importante pois dá a possibilidade de servir de “quebra-gelo” e dos intervenientes se ficarem a conhecer um pouco melhor no início de uma formação. Assim, as pessoas sentir-se-ão mais à vontade e pertença de um mesmo grupo. De seguida, devem ser definidas as regras de funcionamento pelo professor para que não haja dúvidas por parte dos alunos.
Numa comunidade de aprendizagem deve haver disponibilidade, motivação e empenho quer por parte do professor quer por parte dos formandos. É o professor quem tem o papel principal na transmissão da segurança, do auxílio e da motivação aos seus alunos, para que estes se sintam preparados e motivados e se possam apoiar no seu formador quando lhe surjam problemas no decorrer de alguma das atividades.
As comunidades de aprendizagem online que se desenvolvem em contextos informais são por exemplo os MMOG, que são criados em 2D ou 3D e são caracterizados por juntarem milhares de pessoas em ambiente virtual (Carvalho e Gomes, 2012) e ainda por regras particulares que permitem ao jogador fazer uma exploração livre do jogo.



Bibliografia
·                     Carvalho, A., & Gomes, T. (2012). Comunidades de aprendizagem online em contextos formais e informais.
·                     Santos, T., Pessoa, T., Barreira, C., & Póvoa, L. (2008). A tutoria Online. In Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Colóquio sobre Questões Curriculares. Colóquio apresentado em Florianopolis, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário